Foto: TVN

“Tudo bem não ser normal”: viver é sentir e ser do jeito que se é

Andressa Silva
2 min readMar 2, 2023

--

“Tudo bem não ser normal” é um dorama coreano lançado em 2020, com uma história que aborda a saúde mental de forma incrivelmente peculiar. Por ser uma comédia romântica e ter contos de fada envolvidos, pode parecer que é mais uma história de amor, mas vai além.

A narrativa se divide entre contar sobre Moon Gang-tae, que desde criança teve que assumir os cuidados do irmão autista, Moon Sang Tae, e sobre Moon-Young, que através de contos de fadas mostra como ela se liberta das barreiras impostas por sua mãe.

O dorama une imagens, figurinhas e animação a um fantástico elenco que mostra, através dos protagonistas e das histórias secundárias como a vida pode ser maravilhosa e inesperada. Tudo isso por conta do roteiro impecável escrito por Cho Yong, que traz em alguns dos capítulos, títulos que são nomes de livros escritos por ela. E cuja trilha sonora ajuda a compor as emoções e a criar a atmosfera mágica da série.

“Tudo bem não ser normal” nos faz pensar sobre como as pessoas se sentem e nos ajuda a ver a vida com outra perspectiva. Entre uma cena e outra, você vai ouvir e ler, nas entrelinhas, frases que te farão refletir, como disse Moon Sang Tae em uma delas: “Seu corpo é honesto. Quando sente uma dor física, você chora. Mas o coração é mentiroso. Fica em silêncio mesmo quando dói”.

Não espere uma história acelerada, pois a série tem um ritmo que segue o da literatura, descrevendo e percorrendo cada momento com riqueza de detalhes. Também não espere conforto, pois muitas cenas, assim como a vida, são surpreendentes e vão te levar a viver variadas emoções.

‘Tudo bem não ser normal’ lembra que às vezes a vida não é tão previsível quanto pensamos. Ela nos permite ver nossa própria história e a das outras pessoas de uma perspectiva diferente, ensinando que não há nada de errado em ‘não sermos normais’.

É uma daquelas séries para você maratonar! Então comece logo a ver ou ponha já na sua lista da Netflix.

— Texto: Andressa Silva

--

--

Andressa Silva

Jornalista, amante da vida, arte, escrita, leitura das palavras e outras linguagens.